HISTÓRIA

[HISTÓRIA][bleft]

Idade Antiga : Os Hebreus




O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", ou עברים, significando "descendentes do patriarca bíblico Éber". Grande parte das informações que temos provem da Bíblia, do Velho Testamento. O primeiro grande líder foi Abraão, o primeiro patriarca (chefe do clã). Pregava uma religião monoteísta que se tornaria o elemento unificador. Essa crença é a origem das três maiores religiões monoteísta do mundo. Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus. Na sua crença, o único Deus é Javé (Jeová), cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas para evitar idolatria. Deus teria prometido a ele e seus descendentes uma terra. Abraão teria sido sucedido por Isaac e Jacó o que originaria as "12 tribos de Israel".

O povo hebreu estabeleceu-se na Palestina, região do atual território de Israel, às margens do rio Jordão, ainda por volta de 2.000 a.C.. É um povo de origem semita da região do Levante, localizado no Oriente Médio. Praticavam a agricultura e o pastoreio mesmo com dificuldades por causa do clima seco. Devido a crescentes dificuldades econômicas fizeram com que muitos hebreus se dirigissem para o vale do Nilo, onde a princípio foram bem recebidos pelo faraó, foram depois escravizados. A fuga do Egito, conhecida como Êxodo, ocorreu sob a liderança do patriarca Moisés e teria sido quando Deus lhe ditara os Dez Mandamentos.

Após 40 anos de jornada pelo deserto, os hebreus acabaram retornando à Palestina sob a liderança de Josué. Ocuparam a cidade de Jericó e mais uma vez se dividiram em tribos passando a nomear juízes para combater os filisteus que ocupavam o litoral dessa região. A união das tribos só aconteceu com Saul, mas foi Davi, seu sucessor, que conseguiu lanças as bases para formação de um verdadeiro Estado hebraico, com governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. Atingiu seu apogeu com seu filho, Salomão, quando foi construido o templo de Jerusalém. 

Os impostos elevados e o trabalho compulsório dos camponeses acabaram gerando grande descontentamento. Com a morte de Salomão, o estado unificado não resistiu, surgindo disputas que levaram ao Cisma hebraico, a divisão dos hebreus em dois reinos: Israel, com capital em Samaria, e Judá com capital em Jerusalém. A consequência imediata foi a invasão estrangeira, primeiro pelos assírios, e depois por Nabucodonosor, que saqueou Jerusalém e os levou escravizados para Mesopotâmia. A invasão persa, libertou-os para retornarem à Palestina, embora ainda continuassem submetidos aos persas.

Os últimos invasores da Palestina na Antiguidade foram os macedônios, e em seguida os romanos. A resistência à ocupação romana sofreu grande repressão, incluindo a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a dispersão dos hebreus por outras regiões (a Diáspora) que durou centenas de anos. Somente em 1948 por determinação da ONU (Organização das Nações Unidas) foi criado o Estado de Israel, e os hebreus voltaram a se reunir em um mesmo território constituindo um Estado Nacional.



FONTE: Vicentino, Claúdio. História para o ensino médio: História Geral e do Brasil. Ed. Atual, São Paulo : Scipione, 2013

Nenhum comentário:

PRÉ-HISTÓRIA

[PRÉ-HISTÓRIA][bsummary]

IDADE ANTIGA

[IDADE ANTIGA][bsummary]

IDADE MÉDIA

[IDADE MÉDIA][bsummary]

IDADE MODERNA

[IDADE MODERNA][twocolumns]

IDADE CONTEMPORÂNEA

[IDADE CONTEMPORÂNEA][twocolumns]