HISTÓRIA

[HISTÓRIA][bleft]

O QUE É HISTÓRIA ?




Se procurarmos responder o que é a História, de forma simples, é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço. A palavra vem do grego "ἱστορία" que significa "pesquisa", conhecimento advindo da investigação. Se preocupa em preservar a memória das civilizações e passar aos seus descendentes seus feitos, busca analisar os fatos, transmitir para o presente na busca de um futuro melhor para as próximas gerações.


Concepções formais da história

Para analisar a História, encontramos diferentes concepções:
Narrativa - que se preocupa em apenas apresentar os acontecimentos sem se preocupar com as causas, resultados ou veracidade.
Pragmática - expõe os acontecimentos com preocupação didática. Os gregos Heródoto e Tucídides e o romano Cícero representam esta concepção.
Científica - há uma preocupação com a verdade, com o método, com a análise crítica de causas e consequências, tempo e espaço.
Escola dos Annales - Os historiadores franceses Marc Bloch e Lucien Febvre fundaram em 1929 uma revista de estudos, a "Annales d'histoire économique et sociale", onde rompiam com o culto aos heróis. O quotidiano, a arte, os afazeres do povo e a psicologia social eram elementos fundamentais para a compreensão das transformações empreendidas pela humanidade. 





BIBLIOGRAFIA 

BARROS, José D'Assunção. O Campo da História. Petrópolis: Vozes, 2009, 6a edição

 Souza, Osvaldo Rodrigues de. História Geral. 30 ed. São Paulo: Editora Ática

3 comentários:

  1. Lorena, você é multi-tarefa!
    Vou acompanhar as postagens desse blog também. Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel !!! Estou preparando muitas novidades para esse ano. Vamos movimentar esse blog !!! Obrigada por sua participação !!! bjoooo

      Excluir
  2. Amo a história. O papel dela é tão lindo.

    ResponderExcluir

PRÉ-HISTÓRIA

[PRÉ-HISTÓRIA][bsummary]

IDADE ANTIGA

[IDADE ANTIGA][bsummary]

IDADE MÉDIA

[IDADE MÉDIA][bsummary]

IDADE MODERNA

[IDADE MODERNA][twocolumns]

IDADE CONTEMPORÂNEA

[IDADE CONTEMPORÂNEA][twocolumns]